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ARMAZENAGEM
- A logística de armazenagem funciona como um regulador de estoque. Isto é, envolve uma série de ações para garantir que a conservação e o armazenamento dos itens seja feito corretamente. E imprescindível para qualquer empresa porque permite esse controle, gerando um rápido atendimento da demanda (a entrega final é feita de forma consolidada por um ou mais fornecedores, em um único carregamento de pedido); redução de custos (a movimentação de cargas freacionadas por grandes distâncias gera custos logísticos elevados. Carregamentos únicos reduzem o valor do frete e diminui os custos de manutenção de estoque); gestão facilitada e diminuição da perda de produtos (com planejamento e uma armazenagem estratégica e eficiente, há diminuição da movimentação interna e conseguentemente redução da perda de produtos). Destina-se às atividades operacionais de acordo com a estrutura: 5 docas, 2 empilhadeiras elétricas, além de 15 paleteiras para movimentação, com disponibilidade para 3000 posições pallet e movimentação de 75000 caixas mês. 

 



ETIQUETAGEM / IDENTIFICAÇÃO - Pela importância de controlar processos de logística e de armazenagem, como a separação de pedidos (Picking), localização do produto no estoque, inventário, recebimento de mercadorias, as etiquetas de identificação tornaram-se fundamentais com o uso de tecnologias como código de barras, visual ou RFID. As etiquetas de identificação oferecem praticidade para esses processos, pois as informações identificadas de forma clara, aumentam produtividade, reduz erros e preserva o investimento. Ainda mais se as etiquetas utilizarem códigos de barras.

SEPARAÇÃO DE ESTOQUE (PICKING) – Termo que define a separação de estoque para a distribuição. Na prática, é quando um pedido é confirmado e a mercadoria é separada para ser carregada no caminhão. O que parece ser simples, na verdade, demanda uma imensidão de estratégias, estruturas e, principalmente, tecnologias. Até o picking ser finalizado, o produto precisa ser localizado na prateleira, obedecer ao método estipulado e ser movimentado para, finalmente, estar disponível para o carregamento. Cada pequena etapa dessa requer controle, organização e acompanhamento e tende, cada vez mais, a ser automatizada nas empresas.

INVENTÁRIO – É um levantamento detalhado de todos os itens armazenados no estoque de uma empresa. Esse inventário identifica, classifica e determina o valor de cada produto. O inventário facilita observar o fluxo de entrada e saída de mercadorias, maior controle de itens estocados, garantindo o equilíbrio entre os custos e as operações de estoque, maior segurança para atender as demandas e realizar os ajustes necessários. Além de garantir maior rotatividade de itens, também elimina produtos obsoletos e desperdício de espaço. Através do inventário é que os gestores avaliam se os níveis de produtos vão ser suficientes para atender a demanda.

EMBALAGEM – A embalagem é um recipiente de proteção, agrupamento e facilitador no transporte e armazenagem. A finalidade principal de usar embalagens na logística é assegurar a integridade física do produto. Assim, a mercadoria chega em perfeitas condições ao consumidor final e, em uma única operação, diferentes tipos, tamanhos e formatos de embalagens podem ser usados conforme as necessidades. No armazenamento, elas contribuem para otimizar a estocagem e movimentação dos produtos no armazém, garantindo proteção contra danos internos. É importante, no entanto, verificar o potencial e a possibilidade de empilhamento.

 

RECEPÇÃO – A recepção de mercadorias é um processo logístico que pode variar conforme o lugar e as suas especificidades, porém, de modo geral, ocorre quando os produtos adquiridos por meio dos seus fornecedores chegam à empresa. A função básica do recebimento de materiais é assegurar que o produto entregue esteja em conformidade com as especificações constantes no pedido de compra, como descrição do produto, quantidade e data da entrega. Criar métodos que facilitam  o processo e a supervisão do trabalho torna o recebimento mais eficiente e reduz imprevistos.

EXPEDIÇÃO  É uma das fases mais importantes, uma vez que fecha a gestão logística de centros de distribuição e armazéns. É o momento em que há uma conexão entre o armazenamento e o transporte.  Trata-se do processo de embalagem e preparação de uma mercadoria para despacho. Colocar os produtos  na forma que chegará ao cliente. Envolve conferência dos itens, (se os produtos que serão enviados são de fato os que foram solicitados pelos clientes). Há emissão de notas e de registros formais, necessários para liberar os produtos para a última fase que é o transporte, uma etapa que geralmente não envolve tempo para checagens. Erros na expedição geram envio de produtos errados, insatisfação, prejuízos à reputação e problemas com fornecedores e parceiros.

WMS DE GESTÃO O sistema WMS, (Warehouse Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns, é o software responsável pelo fornecimento de diversas informações a gestores e executivos, como a quantidade de itens no inventário, localização exata de um item específico e bens que se encontram em momentos distintos durante o processo logístico. Ele é conectado a um banco de dados que conta com todas as informações (prazo de validade dos produtos, histórico de compras, quantidade, dimensões, peso, lote e fornecedor)  e a partir daí toda e qualquer movimentação realizada por meio das tecnologias auxiliares, são registradas automaticamente. Sendo assim, o sistema realiza as funções como: registro da entrada e saída de mercadorias do armazém; atualização do inventário em tempo real, com informações gerais sobre cada mercadoria;  direcionamento para a organização do estoque de acordo com a demanda da empresa, visando sempre otimizar o espaço disponível; fornecimento de relatórios a respeito do status dos produtos presentes no almoxarifado. Com a geração dos relatórios de estoque, fica muito mais fácil tomar decisões estratégicas para garantir melhorias ainda mais significativas para o melhor aproveitamento do espaço.  O sistema WMS pode ser acessado remotamente a partir de diversos departamentos, garantindo eficiência na tomada de decisão também a partir dessas áreas (como a de compras, por exemplo). Em casos em que a empresa conta com mais de um estoque é possível realizar transferências entre eles.

ABERTURA DE FILIAL Filial é uma nova unidade de uma empresa, que segue as regras e diretrizes de uma sede ou matriz. Assim, a abertura pode ser feita como uma estratégica de crescimento da marca. Logo, o projeto nasce com uma finalidade específica como, por exemplo, a expansão do negócio. Um dos objetivos de uma filial é atender a demanda de um determinado público ou localidade, como a necessidade de estar mais perto do mercado de outro estado, cidade ou país. Como todo negócio, existem vantagens e desvantagens na abertura desse empreendimento. As principais vantagens de uma filial são: Expandir o tamanho do negócio e o reconhecimento da marca; alcançar um novo público alvo; Utilizar o nome de uma marca consolidada para atingir um novo mercado; Padronização do atendimento e dos processos. As principais desvantagens de uma filial são: Necessidade de seguir as exigências da matriz; Vínculo empregatício direto com os funcionários da nova unidade; Dificuldade em obter autonomia local; Necessidade de bancar todo o custo da operação.